Olá, estou apto para receber mensagens, sejam elas de cunho religioso, politico, histórico (minha predileção), musical, poético, enfim desde que respeitadas as particularidades individuais...
Por eu estar pesquisando a história de meu bairro (Linha Contessi, Turvo), aceito as mais diversas opiniões que venham de encontro a originalidade a que me propus; com isso, vou enriquecendo ainda mais o meu saber, a minha luta, atingindo assim, o baluarte grandioso, não de um historiador afamado, culturalmente renomado, mas sim, e aqui humildemente me vejo, um simples voluntariado da historiografia empírica, pretendendo, sobretudo, digitalizar, catalogar, tornando público e perpétuo alguns (senão todos) dados que fizeram e ainda o fazem a magnânima Saga desta gente ordeira.
Linha Contessi nasceu da força de vontade de alguns imigrantes( tenho-os catalogado e documentado), que com mão de ferro, empunharam a foice para abrir caminho na mata virgem e chegar até aqui neste vale promissor e prometedor de sonhos, fundamentalmente, aos que se dispunham a escrever na terra da fama, o Dom Maior de cada um. Todos os primeiros colonos, juntamente de suas matronas deixaram, indistintamente, um legado de empreendedorismo absoluto, luta árdua, religiosidade extrema, sobretudo, na crença aos padres e aos santos de devoção, dedicando-os tempo e dinheiro como forma de agradeciemnto aos bens adquiridos, mesmo que teriam sido a duras penas e na força do braço de cada um. Linha Contessi conta atualemnte com 150 familias aproximadamente, a maioria absoluta,descendentes de italianos, mas aos poucos,está sendo micigenada, por afro-brasileiros e portugueses, estes formando uma minoria. Aliado a alta qualidade de vida ( magestosas e opulentas residencias se fazem erguer), o bem-estar financeiro agregado a tecnologia ( modernas colheitadeiras, tratores e automóveis compõem este legado), fazem deste povo, com raízes profundas no passado que os fecundou, é um agricultor com olhar fixo no futuro, na modernidade extrema, em tudo que lhes dê conforto, estabilidade financeira, social, fundamentalmente, aos jovens que certamente, continuarão fazendo um futuro melhor para as gerações vindouras.
O povo de Linha Contessi sempre esteve nas principais ações que envolvem a coletividade. Muitas conquistas contabilizam e enaltecem a riqueza de sua gente. Nesta terra, jamais se ouviu a palavra desistir. Tudo é possível. Temos água potável encanada de primeirssíma qualidade (causando inveja aos bairros circuvizinhos), também nasceu aqui com a ousadia e coragem de alguns agricultores a Cootil ( cooperativa Turvense de Irrigação) vindo a ser modelo de distribuição de água nas lavouras, copiado pelos europeus, especialmente, os Holandeses. Temos o privilégio de sermos cortado pela Rodovia SC 285 que atravessa o bairro de leste a oeste, interligando-nos a BR 101, ou a serra gaúcha. E mais recentemente, fomos premiados com um significativo investimento. Cito a indústria Cerealista Sul Catarinense, operando no beneficiamento do nosso maior ouro - o arroz. Assim sendo, deixo meus humildes e sinceros agradeciemntos a todos que lerem este pequeno artigo, e que se alguém tiver algo a acrescentar, não se acanhe, entre em contato.
Ao iniciar este artigo, justamente no dia do nascimento do menino Deus, quero deixar um feliz e abençoado Natal a todos, com votos de um próspero 2011, pleno de alegrias, paz, felicidades, perdão e amor no coraçao, juntamente com mais dinheiro no bolso de cada um de nós.
Bom, o que posso falar a aqueles que gostam de história só posso dizer o quão feliz me sinto, pois infelizmente no mundo de hoje as pessoas negam sua própria história. Como diz um historiador chamado Marc Bloch que viveu o horror dos campos de concentração tendo sua obra ficado inacabada "" a incompreensão do presente nasce da ignorância do passado", por isso atitudes como essa do Seu Líbero devem ser valorizadas. Parabenizo-o pelo belo trabalho e peço que não desista.
ResponderExcluir