sábado, 29 de junho de 2013

Sábado de sol 


Bom dia! Depois de uma semana de chuva fina, marrenta e frio, este sábado amanheceu lindo, ensolarado e de temperatura amena. Muitas roupas precisam de um varal para enxugar, mas o sol escondido não permitia esse desenlace. Um final de semana que se preze também não pode ficar debaixo de nuvens espessas e cinzentas, tem que ter o brilho do rei majestoso estampado o rosto de cada um de nós, a sua energia nos alimenta, estimula o bom viver, enche-nos de paz e alegria podendo ser aproveitado para um passeio mais longo, um caminhar pequeno ou mesmo um apreciar a natureza, ouvir o trilar dos canários em cima do telheiro, as sabiás nas paineiras, ou os quero-quero no potreiro (pasto).
 Tudo isso é muito bom se estivermos de bem com a vida, sintonizados com o universo, interligados na energia que nos liga e nos move irmanados num pensamento de paz, amor e  esperança. 
Como este é o ultimo sábado de junho, aproveitemos com muita alegria, vislumbremos com ardor os seus dons e bens, pois o segundo semestre logo estará ai na porta de casa de nossa existência nos cobrando, exigindo-nos mais e melhores ações, pois a metade do ano se foi e nos resta pouco tempo para realizar algo que foi planejado em 2012. A cada dia que passa é um a menos que nos sobra.
"Viver é correr todos os riscos que a vida nos impõe".

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Final das férias 

Quando é pra ficar em casa com as barbas de molho só curtindo aquelas folga merecida que parece uma eternidade, mas que na verdade são apenas trinta (30) dias, parece que o tempo voa. Antes de as férias chegarem, a gente planeja em realizar tudo que foi sendo amontoado ao longo do ultimo ano, por as coisas no seu devido lugar, encaminhar o que não deu tempo, plantar a sementinha das ideias e esperar que floresça no seu devido tempo. De repente eu olho para trás eu o que vejo? que o mês quase acabou e, que muita coisa ainda precisa ser feita, então humildemente, me rendo a determinação do firmamento.  
O que estava ao meu alcance eu dei um jeito de concluir e o que escapou pelos dedos vai ter de esperar para quando for possível. Se não pude realizar tudo almejei é porque não era pra ser feito. Graças a Deus, fui abençoado com graças de grande relevância, fiz uma viagem que era aguardada a muitos anos, conheci pessoas que jamais imaginei que existiam, desvendei mistérios relativos a descendência Dandolini que até então ninguém sabia. Mesmo com a percepção de que o tempo voou, o resultado foi satisfatório: não fiz tudo que queria, porém fiz tudo que era possível.

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Conferencia de Cultura

 Turvo hoje passou por um momento histórico, aconteceu nas dependências da Câmara de vereadores um embate sobre a Cultura, denominado: 1ª Conferencia municipal de cultura e, que contou com a participação de vários seguimentos da área. Professores e estudiosos da cultura como um todo se deram as mãos com intuito de  evidenciar  e fomentar as nossas origens e costumes. Com o debate chegou-se a obvia conclusão de que algo mais profundo precisa ser feito. Ferramentas para estimular a fomentação da cultura e os seus atributos começam a surgir e o momento é mais do que propicio para que os resultados venham premiar os esforços. A Cultura de Turvo esteve na inercia por um bom tempo, sobretudo no resgate e valorização de quem. se esforça gratuitamente. Uma unanimidade ficou bem explicita: para se obter o resultado satisfatório é preciso mais do que profissionalismo no empenho, é preciso dedicação, entrega e muito amor no que se faz. E o Turvo é bem servido de pessoas preparadas e disponíveis que darão o resultado esperado. Muito a que se fazer, porém a vontade parece ser maior do que as dificuldades que por certo advirão ao longo dessa caminhada que por hora apenas se inicia. O Turvo e o seu povo como um todo tende a ganhar se as ideias hoje apresentadas forem postas em pratica. E o serão, eu creio nisso!  

terça-feira, 25 de junho de 2013




1ª Conferencia Municipal da Cultura: Turvo, SC


Fico feliz que o Turvo está está acordando e despertando para algo que parecia ter adormecido. Como nem tudo perpetua, sobretudo no que tange o debate em questão, um dia tinha que insurgir, mesmo que das cinzas e despertar altivo para que novos rumos possam ser trilhados. A Cultura  a tempos hibernava e, precisava  "ressuscitar", voltar a vida, mesmo que a trancos e barrancos, ela (Cultura) precisa mostrar a sua cara, cobrar de quem detêm o poder para que se possa colocá-la no seu devido lugar.
Fico feliz também porque fui convidado a participar desse debate que aventa promover eventos que visem reavivar a valorização de nossos  usos, costumes e tradições o qual marcou as gerações antepassadas e,  que tão bem nos faz. A Cultura em nenhum momento pode ser esquecida, deixada de lado ou ignorada; para que uma sociedade se desenvolva e obtenha a sua sustentabilidade em todos os sentidos, precisa necessariamente balizar-se em manter viva a tradição e, isso recai literalmente na Cultura como um todo, onde englobam-se vários seguimentos específicos culturais. 
Parabenizo aos organizadores desta investida tão oportuna e, que carece de um debate amplo. Só assim e de mãos dadas encontraremos os melhores e mais promissores caminhos. Há vários seguimentos da Cultura Turvense que carecem de apoio, tanto estrutural, quanto financeiro: a literatura é uma delas.
Bora lá dar o ponta pé nesta tarefa árdua para que a largada seja pujante, atuante e duradoura. O Turvo merece e os turvenses estarão de braços abertos para quem quiser contribuir.

segunda-feira, 24 de junho de 2013


1ª Conferencia de Cultura de Turvo, SC

Bom dia, mesmo carrancudo e cinzento com cara de chuva que deve vir por ai, o meu dia e a semana começaram muito bem, pois acabei de receber da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, que tem como secretário de educação, o competitissímo senhor Jair Toretti, um convite para participar da 1ª Conferencia Municipal de Cultura que se dará nesta semana, tendo como local, o auditório da Câmara de Vereadores. Só o fato de ser lembrado, muito me honra. Espero poder dar o meu quinhão de contribuição para assim, todos juntos e de mãos dadas, construirmos uma Sociedade com um olhar mais direcionado para este seguimento tão importante para o desenvolvimento humano, social e politico de um povo que é a CULTURA. Resgatar e manter vivo os nossos valores, costumes e tradições é o minimo que podemos legar para as gerações vindouras. Uma cidade bonita e imponente é o principio básico para se atrair visitantes e turistas, porém se a Cultura ficar esquecida, será o mesmo que esconder do mundo um povo sem identidade. Parabéns aos organizadores pela iniciativa. 

domingo, 16 de junho de 2013

1º ENCONTRO DA FAMÍLIA DANDOLINI

Venho através desta ferramenta que possui muito alcance com intuito de BUSCAR opiniões afim de encontrarmos um jeito simples e prático para nos organizar e promover o evento 1º ENCONTRO DA FAMÍLIA DANDOLINI. Estamos abertos a opinião que some e que venha de encontro a colaboração e prontificação. Quanto mais pessoas envolvidas , maior numero de parentes atingiremos, portanto vamos todos, verdadeiramente nos empenhar para que o objetivo seja alcançado e a festa aconteça realmente. Para maiores informações, pode entrar em contato comigo aqui no face, no e-mail liberoad@gmail.com, ou com a Silvia Schatt em Blumenau tbm pelo face. Somente a união e o engajamento de um grande numero de voluntários é que as coisas acontecem e, esta festa não pode mais ser adiada. Boa noite a todos e que venham as opiniões...

sábado, 15 de junho de 2013





Aqui estão algumas fotos que ilustram minha recente viagem ao norte gaúcho, meio oeste e planalto catarinense. Foram quatro (4) dias de muito aprendizado e convivência com culturas diferentes, resgate da história de familiares até então totalmente desconhecidos dos demais e sem saber quais suas ascendências, pesquisas que me renderam informações importantes para uma futura 2ª edição do livro da família e, também um momento só meu onde pude conhecer outras regiões, confraternizar-me com muitos Dandolini que eu jamais havia visto e plantar uma sementinha para que quando o encontro da família Dandolini acontecer, todos possamos nos rever novamente. Agradeço de coração aberto e feliz a todos aqueles que de uma forma ou de outra me receberam de braços abertos, que me dispensaram ao menos um pouco do seu tempinho para me ouvir e me falar sobre suas famílias e histórias por menor que fosse para que um dia eu possa enriquecer a minha obra, obra esta que pertence a todos os descendentes; estes, podem ter a certeza de que eu jamais os esquecerei. Agradeço também a quem me subestimou por um motivo ou por outro qualquer (nem quero saber), pois é através das pedras que encontro ao longo da minha caminhada que construo pouco a pouco o meu castelo de sonhos. Todos, indistintamente fazem parte do meu viver, da minha história, do meu passado, do meu presente e também do meu futuro, assim sendo, todos permanecerão em minha memória para sempre. Obrigado a todos de coração aberto. Como disse Jesus: quem de alguma forma busca a paz, mesmo que seja com dificuldade um dia a encontrará. É nesse sentido que caminho, as montanhas são os obstáculos a serem vencidos. Eu vencerei a todos.... Amém!









































domingo, 9 de junho de 2013


Viagem para o RS

Boa noite, amanhã bem cedo devo partir com destino ao norte gaúcho e meio oeste catarinense, nas cidades: Erechim, Mariano Moro, Severiano Almeida, Campos Novos e Iomerê. Será um passeio com objetivo de conhecer outros parentes que moram distantes, intensificar a pesquisa do livro da família para uma 2ª edição e oferecer o livro da família que foi lançado no final do ano passado. Será uma viagem as escuras, pois nestas cidades eu jamais estive lá, aproveitando as férias do trabalho, será um momento de descanso, bem como trazer na bagagem alguns nomes e números familiares daquela região que ainda não foi pesquisado. Tenho certeza de que será de grande valia para mim como subsidio para futuras publicações. A muito tempo que venho me programando para esta viagem e, no entanto, sempre surgia algo para empecilhar, agora nada mais poderá atrapalhar. Portanto, rezem por mim, enviem pensamentos positivos para que a viagem seja tranquila, serena e sem obstáculos. Quando eu voltar, terei o maior prazer de relatar como foio meu passeio.

sábado, 8 de junho de 2013

Amanhã domingo, dia de festa de Santo Antonio no meu bairro Linha Contessi, com missa festiva as 10 horas, seguido de almoço no salão da comunidade com churrasco, bebidas e saladas. Depois irei descansar e me preparar para viajar na segunda bem cedinho rumo ao norte gaúcho e meio oeste catarinense, Erechim, Mariano Moro, Severiano de Almeida, Campos Novos e Iomerê. Nestas cidades , além de conhecer muitos parentes, familiares consanguíneos que sequer eu viria vê-los se não fosse por ai passear, irei intensificar a pesquisa da Família Dandolini em busca de mais dados e fatos para uma futura 2ª edição. Aproveitarei também a ocasião, mais que oportuna para oferecer o livro da família Dandolini que foi lançado em dezembro ultimo.

domingo, 2 de junho de 2013





Esta noite

A noite está linda e maravilhosa
Vamos juntos, esta noite aproveitar
Com você, a noite será deliciosa
Eu e você juntos, vamos nos amar.
Nesta noite enluarada
Far-te-ei muito mais amada
Que pra sempre você vai gostar.

Não esqueça aquele perfume
Delicioso, e muito sensual
Esqueçamos o ciúme
Vamos abolir este mal.
Hoje eu só quero a felicidade
Pra matar aquela saudade
Nesta noite especial.

Quanto tempo eu sofri
De tanta saudade e de desejo
Mas agora, você está aqui
Pra me dar aquele beijo.
Que a tempo eu espero
Amar-te, hoje eu quero
Pra sufocar esse desejo.

Depois de uma noitada feliz
Onde os desejos, foram saciados
Com você, tudo eu fiz
Vou acordar extasiado.
Mais um dia de trabalho
Feliz, pra mim mesmo, eu falo
Nesta noite, eu fui muito amado!