sábado, 25 de dezembro de 2010

Linha Contessi

   Olá, estou apto para receber mensagens, sejam elas de cunho religioso, politico, histórico (minha predileção), musical, poético, enfim desde que respeitadas as particularidades individuais...
        Por eu estar pesquisando a história de meu bairro (Linha Contessi, Turvo), aceito as mais diversas opiniões que venham de encontro a originalidade a que me propus; com isso, vou enriquecendo ainda mais o meu saber, a minha luta, atingindo assim, o baluarte grandioso, não de um historiador afamado, culturalmente renomado, mas sim, e aqui humildemente me vejo, um simples voluntariado da historiografia empírica, pretendendo, sobretudo, digitalizar, catalogar, tornando público e perpétuo alguns (senão todos) dados que fizeram e ainda o fazem a magnânima Saga desta gente ordeira.
      Linha Contessi nasceu da força de vontade de alguns imigrantes( tenho-os catalogado e documentado), que com mão de ferro, empunharam a foice para abrir caminho na mata virgem e chegar até aqui neste vale promissor e prometedor de sonhos, fundamentalmente, aos que se dispunham a escrever na terra da fama, o Dom Maior de cada um. Todos os primeiros colonos, juntamente de suas matronas deixaram, indistintamente, um legado de empreendedorismo absoluto, luta árdua, religiosidade extrema, sobretudo, na crença aos padres e aos santos de devoção, dedicando-os tempo e dinheiro como forma de agradeciemnto aos bens adquiridos, mesmo que teriam sido a duras penas e na força do braço de cada um. Linha Contessi conta atualemnte com 150 familias aproximadamente, a maioria absoluta,descendentes de italianos, mas aos poucos,está sendo micigenada, por afro-brasileiros e portugueses, estes formando uma minoria. Aliado a alta qualidade de vida ( magestosas e opulentas residencias se fazem erguer), o bem-estar financeiro agregado a tecnologia ( modernas colheitadeiras, tratores e automóveis compõem este legado), fazem deste povo, com raízes profundas no passado que os fecundou, é um agricultor com olhar fixo no futuro, na modernidade extrema, em tudo que lhes dê conforto, estabilidade financeira, social, fundamentalmente, aos jovens que certamente, continuarão fazendo um futuro melhor para as gerações vindouras.
       O povo de Linha Contessi sempre esteve nas principais ações que envolvem a coletividade. Muitas conquistas contabilizam e enaltecem a riqueza de sua gente. Nesta terra, jamais se ouviu a palavra desistir. Tudo é possível. Temos água potável encanada  de primeirssíma qualidade (causando inveja aos bairros circuvizinhos), também nasceu aqui com a ousadia e coragem de alguns agricultores a Cootil ( cooperativa Turvense de Irrigação) vindo a ser modelo  de distribuição de água nas lavouras, copiado pelos europeus, especialmente, os Holandeses. Temos o privilégio de sermos cortado pela Rodovia SC 285 que atravessa o bairro de leste a oeste, interligando-nos a BR 101, ou a serra gaúcha. E mais recentemente, fomos premiados com um significativo investimento. Cito a indústria Cerealista Sul Catarinense, operando no beneficiamento do nosso maior ouro - o arroz. Assim sendo, deixo meus humildes e sinceros agradeciemntos a todos que lerem este pequeno artigo, e que se alguém tiver algo a acrescentar, não se acanhe, entre em contato.
      Ao iniciar este artigo, justamente no dia do nascimento do menino Deus, quero deixar um feliz e abençoado Natal a todos, com votos de um próspero 2011, pleno de alegrias, paz, felicidades, perdão  e amor no coraçao, juntamente com mais dinheiro no bolso de cada um de nós.

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Opinião

       Para gerar uma opiniao própria é preciso antes de mais nada possuir alta personalidade, largo conhecimento, situaçoes extremas vividas sem jamais desviar-se, mantendo-se ativo, sempre buscando novos conhecimentos, dos quais, nos possam enriquecer culturalmente, politicamente, socialmente, religiosamente, enfim, ter obtidor um minino de bagagem ao longo da vida...
       Ao largo dos meus dias, sempre estive calcado na busca de coisas novas, sobretudo, nos pequenos detalhes que envolvem-nos direta e indiretamente. Todavia, jamais lancei-me de completo a modernidade desenfreada, descabida que aí está. procurei sempre dozar-me para que a tentaçao nao penetrasse minhas arterias. O novo, o moderno que nao cessa de insuflar é fundamental, necessario, mas o passado nao pode ficar a mercê, esquecido, deixado de lado.
      Por isso estou atento a tudo que acontece no dia-a-dia, procurando dar vida a tudo que quer deteriorar-se por falta de preservaçao, principalmente, no quesito, preservaçao cultural, poetica, contos, enfim, a historiografia da historia que fez e faz girar as açoes de todos nós - Linha Contessi.
      ao propor-me pesquisar e escrever um pouco do grande material cultural preservado a duras penas pelos mais idosos, com suas mentes aniquiladas pelo tempo, mas sobretudo, guardadas na esperança de que alguem pudesse preservá-las. Foi com este intuito que me dispus resgatar e registrar, reiventando parte do que ja perdido, ouvindo descendentes, armazenadores de vasto material historico.
        O tempo passa, a vida continua, nao cessa de moldar-se, mutando-se a maneira que a vida lhe exige. A saber que o passado nao passa para quem preserva, o tempo nao exclui do pensamento, o fogo nao queima tudo, restando sempre uma bela fatia que nos propicia galgar, ao menos, um basico do que foi ardua luta de nossos antepassados...
 
      

poesia

Meu Hobby

Escrever tem sido o meu passa tempo
Os neurônios, eu quase arrebento
Mas não ligo para isso.
Com o meu pouco talento
Mesmo assim, eu experimento
Embrenhar algum rabisco.


 De colono desligado e ignorante
Que fui num tempo bem distante
Para hoje ser o que sou.
Não pretendo ser o mais importante
Quero ao menos, ser avistante
No caminho que me vou...
Como hobby eu faço enredo
Às vezes, até me atrevo
A rabiscar algumas poesias.
Alegrar-me, sei que devo
Chorar, nunca mais me vejo
Somente viver as minhas alegrias.


De repente sem perceber
Vejo-me enveredado a escrever
Os algozes do meu dia-a-dia.
Quero me transparecer
Em letras, transplandecer
Minhas letras com magia.

O meu tempo de transpor é curto
Às vezes, em um simples vulto
É que me vem às letras.
Em silencio, eu me escuto
Dentro de mim, tem muito.
Muito mais do que letras.

Arnaldo Jabor já dizia
Amor é prosa, sexo é poesia
Para os amantes da sensibilidade.
Rita Lee cantou suprema magia
Derrubando tabus aos que não podia
Expondo todo desejo e afetividade.


Assim como Rita Lee e Arnaldo Jabor
Gosto de expressar toda forma de Amor
Mesmo eu, em pleno abstrato.
Com terno desejo, Deus nos idealizou
Mesmo sofrendo toda dor
Devemos ser amantes do amor nato.


Ao escrever a mais pura magia
Transformo-me em paz e alegria
Desgarrando de mim, toda tristeza.
No papel transponho minha ousadia
O que verbalmente, eu jamais diria
A caneta rabisca toda minha leveza.


Hoje é domingo de sol radiante
Na churrasqueira, o calor escaldante
Vai transformando meu almoço.
Ouvindo músicas de romances.
Eu em poucos instantes
Transpus este pequeno esboço.




Livro da Familia Dandolini

         Valer-me-ei desta valiosa ferramenta,  veloz e certeira como um meio pratico na difusao direta aos interessados da Familia Dandolini, para achegar-me com firmeza e obter o que mais almejo ultimamente. Sei das dificuldades que é de obter um bom patrocinio, mas nao me cansarei, e jamais desistirei de lutar até atingir o meu objetivo que é de por na praça o meu trabalho de meia decada de pesquisas. Estou a procura de apoio financeiro, visando publicar meu livro da Saga Dandolini, girando em torno de 400 páginas, contendo nelas, a partida da Italia, a travessia do Atlantico, a dificil chegada tendo que enfrentar toda dificuldade que se possa imaginar diante duam floresta ingreme e densa, a adaptaçao, a vinda de meu bisavô ARTIDORO  a Turvo, findando sua vida terrena nesta terra, minha humilde biografia, finalisando com a genealogia da familia.