terça-feira, 28 de maio de 2013



Vem ai mais um trabalho literário para este ano




Para os amantes da leitura de Turvo e região, especialmente os que residem ou já residiram em Linha Contessi, vem ai mais um trabalho de pesquisa que venho desenvolvendo com muita luta e satisfação desde 2008.  Foram muitas visitas aos mais idosos do bairro e nas adjacências, muita conversa ao pé do ouvido com os nossos ilustres longevos para angariar alguma preciosa informação por suas experiencias de vida, daquelas que só quem tem faro pode decifrar, mesmo em poucas palavras, praticamente todas as famílias tradicionais eu visitei, algumas com várias visitas afim de "arrancar" o maior numero de informações possíveis para conter o embasamento necessário na confecção desta obra. Em todas as residencias que fui recebido, todos, indistintamente me atenderam  bem, e respeitosamente se prontificaram em conversar sobre tudo que sabiam e que estavam guardadas no baú de suas reminiscencias, fornecendo-me as mais belas, hilariantes e intrigantes historias que permeou a vida dos pioneiros e que foi por eles e ancestrais, vividas ao longo dos anos de suas vidas . Também fiz inúmeras viagens para cidades da região, e até Bom Jesus/RS,  em busca de subsídios verídicos para incrementar a obra, documentos comprobatórios que me darão suporte para por um fim nas duvidas de quem foi o primeiro a povoar este bairro foram garimpados em cartório  para dar veracidade aos fatos relacionados. Tenho certeza que será uma importante obra na elucidação dos mais variados fatos aqui ocorridos nestes 100 anos de lutas e conquistas. Será um documento histórico importantíssimo para as gerações vindouras como material de pesquisas e, que conterá o passado como um todo para que o futuro possa ser melhor avaliado e executado. Portanto, como eu disse no dia do lançamento do meu primeiro livro em dezembro de 2012, naquela data histórica para a comunidade, Linha Contessi não será mais a mesma, que naquela oportunidade eu trazia a tona a Saga de minha família (Dandolini); agora o povo Contessense terá outra oportunidade de conhecer as nossas verdades, sejam elas cognitivas, empíricas, a bravura dos pioneiros, seus sonhos, seus anseios, o legado de comunhão deixado como herança para nós e a vitória como merecimento por tanta luta. Linha Contessi completa 100 anos em setembro de 2013 da chegada do primeiro colonizador (data baseada na primeira escritura emitida pelo Cartório Guizzo de Araranguá, SC). A figura acima que muito bem ilustra esse texto é a possível foto da capa do livro, restando ainda desenvolver a contra capa. Desde já, o meu agradecimento a todas as pessoas que se prontificaram gratuitamente em colaborar com o que sabiam, alguns singelamente, outros magistralmente, mas em comum, todos foram  unanimes e solícitos em contribuir para que o livro obtivesse exito.  De coração, OBRIGADO a todos!


sábado, 25 de maio de 2013

1º Encontro da família Dandolini

DANDOLINI's de todos os recantos deste imenso país está mais do que na hora de a família realizar um encontro para nos conhecermos melhor, trocar ideias e compartilhar costumes através da partilha do conhecimento de cada um (a). Para este encontro não pleiteamos nada pomposo ou glamoroso, apenas nos encontrar em família num momento solene com oração, uma pequena explanação do heroísmo dos nossos antepassados que deixaram a Itália para trás  e confraternização. Uma ideia inicial seria o encontro na região de Tubarão, SC por se situar rente a terra mãe Urussanga, e perto da BR 101 para que todos possam se locomover mais facilmente. Fica a dica e, aguardo eventuais colaboradores para a realização deste encontro. Entre em contato comigo por aqui ou E-mail: liberoad@gmail.com ou com a Sílvia Schatt em Blumenau,SC, também pelo Facebook.   

sexta-feira, 24 de maio de 2013

24 horas de muita tosse e gripe.

Não é por acaso que escrevo estas palavras, sobretudo em se tratando que, desde ontem a esta hora (15 horas) eu fui acometido repentinamente e violentamente por uma tosse incontrolável. A dias que venho combatendo-a todas as noites com chás quentes, comprimidos e xarope e, entre aliviadas e recaídas,  parecia que o tossir iria findar, mas ontem (23/05) ao ser atingido em cheio pelo vento sul em meu trabalho, a tosse voltou com toda força me derrubando literalmente. De ontem para cá tossi tanto que por vezes eu acreditava que os pulmões iriam sair pela boca, doía tudo por dentro, desde o tórax até a garganta. Diante da fraqueza impetrada pela gripe desordenada não restou alternativa senão não ir ao médico. Após quatro horas da ingestão dos antibióticos e um novo xarope, me senti encorajado a levantar da cama. Ignorei a vacina como forma de proteção viral, pois acreditava eu que não seria acometido de tal forma. Agora vi o erro que cometi. O problema é o alto preço da vacina, o que me desestimulou a tomá-la.
Espero que amanhã eu esteja um pouco melhor para poder encarar e honrar um compromisso assumido com a minha amiga Silvia G. Vidotto em Uurussanga na festa Ritorno Ale Origene e poder expor o meu livro e, quem sabe vender alguns.

quinta-feira, 16 de maio de 2013







Atenção parentes e amigos da região da grande Urussanga, estou comunicando que no dia 26/05 (domingo) eu estarei na festa Retorno Alli Origini, lá estarei com exemplares do livro FAMÍLIA DANDOLINI, 135 ANOS NO BRASIL para quem ainda não comprou e assim desejar adquirir o seu, vou ficar lá o dia todo para conversar, trocar ideias, esclarecer duvidas sobre a a família Dandolini e seus descendentes, e também vender livros. Apareçam no estande que se localizará logo na entrada do parque, no local haverá outros (as) escritores que como eu, também estarão apresentando os seus trabalhos para todo o publico e vender a quem o desejar. Desde já, agradeço a administração municipal, aos Organizadores e a Comissão Cultural daquele município pela oportunidade que nos foi concedida.

segunda-feira, 13 de maio de 2013



Gostaria de comunicar aos parentes e amigos que residem em Criciúma e região e que por ventura desejarem adquirir o livro FAMÍLIA DANDOLINI, 135 NO BRASIL, basta dar uma passadinha na LIVRARIA FÁTIMA no centro de Criciúma e comprar. Pra quem é descendente da Família Dandolini é uma grande oportunidade pra conhecer a história de nossos antepassados, daqueles que, com bravura e coragem, souberam vencer as dificuldades daquele tempo e venceram por seus merecimentos e, que muito nos orgulha. Também tenho livros na Livraria Fátima em Araranguá e em Turvo na Livraria Dentinho. Se alguém puder eu gostaria que compartilhasse essa informação. Desde já o meu obrigado a todos.